CEJ Santa Marina

CEJ Santa Marina

Blog oficial da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina

domingo, 20 de maio de 2012

Mensagem do Papa ao Dia Mundial das Comunicações Sociais


A mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais tem como tema “Silêncio e palavra: caminho de evangelização”.

            Silêncio e palavra – recorda o Papa – são “dois momentos da comunicação para se obter um diálogo autêntico e uma profunda união entre as pessoas. Quando palavra e silêncio se excluem mutuamente, a comunicação deteriora-se, porque provoca um certo aturdimento ou cria um clima de indiferença. Quando, porém, silêncio e palavra se integram reciprocamente, a comunicação ganha valor e significado”.

            Isso porque “o silêncio é parte integrante da comunicação. No silêncio, escutamo-nos e conhecemo-nos melhor a nós mesmos, nasce e aprofunda-se o pensamento, compreendemos com maior clareza o que queremos dizer ou aquilo que ouvimos do outro, discernimos como exprimir. Calando, permite-se à outra pessoa que fale e se exprima a si mesma, e permite-se a não nos ater às nossas palavras e idéias. Deste modo, abre-se um espaço de escuta recíproca e torna-se possível uma relação humana mais plena.”

            “Do silêncio deriva uma comunicação mais exigente, que faz apelo à sensibilidade e à capacidade de escuta. Uma reflexão profunda ajuda-nos a descobrir a relação existente entre acontecimentos que, à primeira vista, pareciam não ter ligação entre si, a avaliar e analisar as mensagens, possibilitando compartilhar opiniões ponderadas e pertinentes, gerando um conhecimento comum autêntico. Para tal, é necessário criar um ambiente propício, uma espécie de “ecossistema” capaz de equilibrar silêncio, palavra, imagens e sons.”

            A Mensagem do Papa recorda que hoje em dia “a internet vai-se tornando cada vez mais lugar de perguntas e respostas; o homem de hoje vê-se, freqüentemente, bombardeado por questões que nunca se pôs e necessidades que não sente. O silêncio é precioso para favorecer o necessário discernimento entre os inúmeros estímulos e as muitas respostas recebidas, justamente para identificar e focalizar as perguntas verdadeiramente importantes”.

            “No fundo, este fluxo incessante de perguntas manifesta a inquietação do ser humano, sempre à procura de verdades, pequenas ou grandes, que dêem sentido e esperança à existência. O homem não se pode contentar com uma simples e tolerante troca de opiniões e experiências de vida: todos somos perscrutadores da verdade e compartilhamos este profundo anseio, sobretudo neste nosso tempo em que, quando as pessoas trocam informações, partilham suas existências, a sua visão do mundo, as suas esperanças, os seus ideais”.

            E, sempre a propósito de “silêncio e palavra – caminho de evangelização”, conclui o Papa: “Educar-se em comunicação quer dizer aprender a escutar, a contemplar; e isto é particularmente importante paras os agentes da evangelização: silêncio e palavra são elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo”.

(Fonte: site da Radio Vaticana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário