CEJ Santa Marina

CEJ Santa Marina

Blog oficial da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina

terça-feira, 15 de maio de 2012

A importância da Catequese


A Catequese em nossa paróquia terá início em Agosto. Para falar sobre a importância da catequese, o estudante do 4° de Teologia e Filosofia da PUC-SP, Benedito José da Silva escreveu um texto para nós:


O ser humano vive a procura de respostas sobre a vida e, no fundo, sobre si mesmo. Pode até ser iludido por fatos que escondem, ou dificultam essa busca, e o leva a fugas que acabam o desviando para caminhos perigosos e alienantes.

Mas as perguntas continuam lá dentro do nosso intelecto. Queremos saber quem somos, de onde viemos, para onde vamos, e que sentido tem as escolhas que a vida exige de nós.

Quem chega à idade adulta com essas indagações, precisa mais do que uma síntese doutrinal. O catecismo da Igreja Católica afirma que o homem é capaz de Deus e, o primeiro capítulo, inicia assim: “O desejo de Deus está escrito no coração do homem”.

Já o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem para si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdadeira felicidade que não cessa de procurar.

Por isso é necessário um verdadeiro mergulho no mistério, com uma experiência cada vez mais profunda, nas mais diversas dimensões da vida cristã. Entrar em um novo projeto de vida, religioso ou não, requer um processo de passos sucessivos de aproximação, um processo de vivência, conhecimentos e celebração.

O tema “iniciação”, tão discutido no Documento de Aparecida não é novo na Igreja. Começou na origem do Cristianismo e recebeu do século III ao V, uma estruturação específica, “o Catecumenato”, que foi considerado ao longo dos séculos um grande modelo para o processo de iniciação cristã. Catecúmeno correspondia ao nosso catequizando de hoje, e era visto como aquele que deve ser iniciado na fé.

Para participar dos divinos mistérios, a pessoa precisa ser iniciada a uma realidade maravilhosa, com experiências que o marcarão por toda sua vida. Após a iniciação, passa a descobrir o mistério da pessoa de Jesus e os mistérios do Reino: o querigma, ou seja, a vida, paixão, morte e ressurreição de Cristo.

O vocabulário da iniciação cristã foi elaborado pelos Santos Padres da Igreja, e refere-se às etapas consideradas indispensáveis para mergulhar no mistério de Cristo e começar a fazer parte da comunidade eclesial em espírito e verdade. Essa catequese fazia com que a pessoa recém-batizada percebesse o significado, o valor e o alcance dos ritos realizados.

Jovens de hoje passam por vários processos de iniciação: quando começam a fazer parte de um grupo, quando entram em uma faculdade, festas de formaturas ou de quinze anos. São ritos de passagem.  Maneiras variadas de assumir uma transformação, uma virada existencial que transforma a pessoa em um outro ser.

Nos Atos dos Apóstolos e nas comunidades citadas nas cartas do Novo Testamento, podemos perceber novas propostas e novos tipos de relacionamentos, onde a solidariedade, a comunhão e a fraternidade constroem um novo jeito de viver, pois Cristo veio para transformar e trazer mais vida para todos.

O projeto de Jesus não tem nada de pequeno ou mesquinho; pelo contrário, somos chamados para um trabalho exigente e emocionante, em um mundo ferido pela violência, escravizado ao consumismo irresponsável, em uma sociedade construída sobre a injustiça.

Jesus nos impulsiona a viver a fraternidade, a defender os fracos, a construir a paz, valorizando a honestidade e a dignidade humana, sabendo perdoar e partilhar. Essa obra do amor de Deus se realiza na Igreja e pela mediação da Igreja, como corpo de Cristo, porém, requer a decisão livre da pessoa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário