CEJ Santa Marina

CEJ Santa Marina

Blog oficial da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Dom Odilo fala sobre a 50ª Assembleia Geral da CNBB

Transcrição do texto do cardeal dom Odilo Pedro Scherer:


A CNBB acabou de realizar, em Aparecida, sua 50ª Assembleia Geral, com a participação de cerca de 300 bispos de todo o Brasil. Foi uma reunião densa e produtiva, com muitos temas trabalhados e documentos produzidos.

Foram lembrados três aniversários: 60 anos de criação da própria Conferência (CNBB), com a rememoração de sua história e seus personagens mais marcantes; 50 assembleias gerais, cujas atas e documentos retratam muito da história da Igreja no Brasil e também da própria sociedade brasileira, durante esses 60 anos; não houve questão importante no Brasil, sobre a qual a CNBB não tenha se pronunciado; e, é claro, pode-se dizer isso ainda mais sobre a vida da Igreja em nosso país.

Destaque especial mereceu a abertura do cinquentenário do Concílio Ecumênico Vaticano 2º (1962-2012), que será comemorado durante quatro anos pela Igreja no Brasil; tempo apropriado para uma nova tomada de consciência sobre o maior evento da Igreja Católica no século 20 e um dos mais importantes da história da Igreja; a CNBB publicou uma mensagem, na qual convida à ação de graças a Deus pelo Concílio e pelos frutos já produzidos ao longo desses 50 anos; mas também convida a conhecer melhor as grandes questões, intuições e decisões do Concílio, que não perderam a sua atualidade e, no dizer do papa Bento 16, continuam a dar o rumo seguro para o caminhar da Igreja no século 21.

A 50ª Assembleia Geral da CNBB também aprovou um Documento pastoral sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja, acolhendo a Carta Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini, de Bento 16, e dando orientações práticas para que a Palavra de Deus ocupe o lugar central, que lhe é devido, na vida da Igreja e na vida pessoal de todos os católicos. A Palavra Santa é de Deus e a ela respondemos com fé; ela nos introduz diante de Deus, que nos fala como um pai fala a seus filhos... Por isso, a Palavra deve motivar, impulsionar, iluminar, orientar e julgar tudo o que somos e fazemos, como discípulos e testemunhas de Deus. Sem demora, esse documento estará ao alcance de todos.

Entre as decisões tomadas nesta 50ª Assembleia Geral, merece especial destaque um gesto de solidariedade entre as dioceses do Brasil; é bem conhecida a disparidade de recursos entre as regiões brasileiras; isso também se reflete nas dioceses correspondentes a essas regiões; há dioceses muito pobres, com entradas próprias tão baixas, que tornam difícil a sustentação da vida pastoral ordinária delas; alguns bispos falaram até da dificuldade de ter seminaristas e de formar clero próprio, por falta de recursos, o que é muito preocupante. Até há pouco, os recursos materiais e até os missionários vinham, sobretudo, de fora do Brasil para essas dioceses; mas isso vai ficando sempre mais difícil no presente e no futuro. Portanto, os bispos todos decidiram colocar mensalmente numa caixa comum o correspondente a 1% de suas entradas totais; com esse fundo, a CNBB poderá ajudar as dioceses mais necessitadas a formarem seu futuro clero. Outras formas de ajuda recíproca deverão ainda ser propostas e decididas. A solidariedade na Igreja é necessária.

Como sempre, também nesta assembleia geral tivemos um dia de retiro espiritual, sobre o tema – o bispo e a Palavra de Deus – orientado por dom Paulo Mascarenhas Roxo, bispo emérito de Mogi das Cruzes; rezamos juntos e houve um clima de fraterno convívio entre os bispos; todos os dias, celebramos a Eucaristia, em clima pascal, no Santuário Nacional, tendo a companhia de Maria Aparecida, Mãe de Jesus e da Igreja, Padroeira do Brasil. Afinal, onde estão reunidos os discípulos, a Mãe de Jesus também lá está...

Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário