CEJ Santa Marina

CEJ Santa Marina

Blog oficial da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Dom Sérgio de Deus é ordenado bispo auxiliar de SP


Na tarde do último sábado, 18 de agosto, dom Sérgio de Deus, nomeado pelo papa Bento 16 como novo bispo auxiliar para a Arquidiocese de São Paulo, recebeu a ordenação episcopal pelas mãos dos bispos ordenantes, dom Getúlio Teixeira Guimarães, bispo de Cornélio Procópio (PR), cardeal arcebispo de São Paulo dom Odilo Pedro Scherer e bispo auxiliar para a região episcopal Belém, dom Edmar Peron.

Cerca de três mil pessoas participaram da cerimônia que foi concelebrada pelos bispos auxiliares de São Paulo e mais outros nove bispos do Paraná.  A celebração que aconteceu no ginásio das irmãs Dominicanas, contou com a presença de dezenas de padres e diáconos, além da participação de cerca de 50 pessoas, entre amigos e familiares de dom Sérgio de Deus Borges que viajaram de Alfredo Wagner (SC), e mais um grupo de cerca de 40 pessoas da Arquidiocese de São Paulo.

A celebração, que durou três horas, teve início com as palavras de acolhida de dom Getúlio Teixeira Guimarães, em um clima festivo marcado pela solenidade da Assunção de Maria. Logo após a liturgia da Palavra, muitas pessoas da assembleia testemunharam pela primeira vez o rito de ordenação episcopal. 

De fato, o rito de ordenação conta com momentos raros como a imposição das mãos, a unção da cabeça e entrega do livro dos evangelhos, além da leitura da Bula papal que, neste caso, comunicou a autorização para a ordenação episcopal, ao mesmo tempo em que, instruiu sobre o lugar do exercício eclesial. Na Bula de nomeação episcopal de dom Sérgio de Deus Borges, o papa Bento 16 menciona o pedido, motivado por necessidades pastorais, do cardeal dom Odilo Scherer e aconselha com um imperativo: “Desempenhes o ofício recebido com todas as energias, inteiramente entregue a Deus lembrado dessas palavras: ‘confia ao Senhor o teu caminho, espera nele e ele mesmo agirá. E que também te assista do céu, Nossa Senhora Aparecida, mãe e rainha da nação brasileira”. A bula designa dom Sérgio como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e de bispo titular de Gergis, no Egito.

Nas primeiras palavras como bispo, dom Sergio de Deus Borges, 46, falou fez um discurso predominantemente agradecido pela família, pelos companheiros de caminhada vocacional nos seminários dos padres Espiritanos, Capuchinhos e, por fim, no seminário diocesano. Dom Sérgio lembrou as paróquias por onde passou e da trajetória acadêmica que o levou até Roma onde fez mestrado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense, e depois a Buenos Aires onde formou-se doutor também em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Católica do país.

Ao falar sobre as expectativas da sua missão na igreja de São Paulo, dom Sérgio disse que pretende ser mais um tijolo na construção do Reino e destacou sua grande meta: “eu vou para São Paulo com o objetivo de ajudar tantos irmãos e irmãs que já estão no ministério, já estão trabalhando para que Jesus possa de fato estar mais presente em nossas famílias. Eu quero somar, quero estar junto para que todos nós, em uma grande rede, em um grande trabalho comprometido, cada um dando o máximo de si, fazer com que Jesus continue sendo a grande luz, que marque a vida, a caminhada e dê sentido à existência de cada um de nós”.

Fonte: Arquidiocese de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário