CEJ Santa Marina

CEJ Santa Marina

Blog oficial da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Evangelizar é preciso

Editorial do Jornal O São Paulo:

Nunca como hoje a evangelização passou a ser percebida como uma urgência, uma necessidade, uma tarefa inadiável da Igreja. Mais ainda, a evangelização, hoje, vem acrescida do adjetivo “nova”, deixando bem claro que a evangelização do mundo, tão corajosamente assumida pelos apóstolos e levada avante por seus sucessores, precisa, nos dias de hoje, ser renovada, atualizada e intensificada. Deve ser nova no ardor missionário dos evangelizadores, nova nos métodos, nova na forma de se apresentarem os conteúdos, nova no enfrentamento dos desafios.

Não faltam justificações para essa nova evangelização convocada pelo saudoso papa João Paulo 2°, insistentemente querida por Bento 16 e entendida como urgente e necessária pelas conferências episcopais pelo mundo afora. Haja vista todo o enfoque do Documento de Aparecida na nova evangelização.

Um número imenso dos que a Igreja batizou jamais foi evangelizado. Um outro número, também grande, ouviu um primeiro anúncio de Jesus Cristo, teve uma iniciação cristã breve e insuficiente mas não teve uma iniciação à vida cristã. Resultado: afastou-se da Igreja ou procurou outras igrejas cristãs ou vive num indiferentismo religioso que o faz impermeável a qualquer experiência religiosa. E há os que não tiveram sequer uma iniciação cristã, nem batizados foram.

Uma nova evangelização se impõe, portanto. E ela precisa ser assumida por todos os batizados, chamados a serem discípulos missionários. Discípulos que descobrem o Cristo, o conhecem, o amam e têm sua vida transformada, a ponto de desejarem passar essa experiência para os outros.

A Igreja, ao falar da nova evangelização, portanto, pensa na missão dos pastores da Igreja, mas pensa também nos batizados todos, homens e mulheres ungidos pelo Espírito Santo e capazes de gritar ao mundo as razões de sua fé.

A nova evangelização também requer o uso dos meios de comunicação, dos mais tradicionais aos mais sofisticados e modernos que, como já explicou Bento 16, modificaram o próprio ato de comunicar.

A ordem de Jesus foi dada. Ao longo de dois mil anos foi cumprida. Agora precisa ser renovada. O mês de outubro nos faz pensar em tudo isso, porque é o mês das missões. Mãos à obra, porque evangelizar é preciso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário