CEJ Santa Marina

CEJ Santa Marina

Blog oficial da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Domingo é o dia das Missões e dia de canonizações

Neste domingo (23) a Igreja celebra o 85º Dia Mundial das Missões. Para marcar a data, o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, preside missa na Catedral da Sé, às 15 horas. A celebração também acontece em ação de graças pelas canonizações de três missionários em Roma.

Na manhã do domingo, na Praça de São Pedro, o Papa Bento 16 preside a canonização dos beatos Guido Maria Conforti (1865-1931), arcebispo-bispo de Parma, fundador da Pia Sociedade de São Francisco Xavier para as Missões Estrangeira (missionários xaverianos); Luigi (Luís) Guanella (1842-1915), sacerdote, fundador (Guanellianos); e Bonifacia Rodríguez de Castro (1837-1905), fundadora da Congregação das Servas de São José.

As congregações fundadas por Luís Guanella e Guido Conforti estão presentes no Brasil, com obras na Arquidiocese de São Paulo. O processo de canonização do Beato Guido Conforti também tem uma ligação com o Brasil devido ao fato de o milagre reconhecido pela Santa Sé para sua canonização ter acontecido em Minas Gerais.

Na Arquidiocese de São Paulo, os guanellianos estão presentes na Paróquia Santa Cruz, na Região Episcopal Santana, e mantém uma creche, um centro de atendimento para a juventude e o “Recanto Nossa Senhora de Lourdes”, cujo trabalho está voltado para a reabilitação de crianças com necessidades educacionais especiais.

Já os xaverianos possuem sua casa provincial localizada no bairro da Vila Mariana, zona sul da capital paulista e desempenham trabalhos missionários junto a comunidades na periferia da zona leste cidade.

Também, neste final de semana a coleta das missas em todo o Brasil será destinada para a Campanha Missionária 2011, promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), cujo tema é “Missão na Ecologia”, diretamente ligado ao tema da Campanha da Fraternidade  (CF) deste ano, que falou sobre “Fraternidade e a Vida no Planeta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário