CEJ Santa Marina

CEJ Santa Marina

Blog oficial da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Novo complexo viário no Belém recebe nome de dom Luciano Mendes


Dom Luciano Mendes de Almeida, arcebispo de Mariana (MG) e ex-bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, foi homenageado neste domingo (28) com a inauguração de um complexo viário que recebeu o seu nome na zona leste da capital paulista.

Um dia depois de completar 5 anos de seu falecimento, dom Luciano, que foi vigário episcopal da Região Belém entre 1976 e 1988, foi lembrado por autoridades civis e eclesiásticas na cerimônia de inauguração da obra, que conta com um viaduto estaiado sobre a avenida Salim Farah Maluf, ligando os bairros do Belenzinho ao Tatuapé.

Participaram do ato o prefeito Gilberto Kassab, a vice-prefeita Alda Marcoantonio, o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, o padre Julio Lancellotti, vigário espiscopal para a Pastoral do Povo da Rua e idealizador da homenagem, e do irmão mais velho de dom Luciano, Cândido Mendes. A cerimônia também contou com a presença da equipe do Arsenal da Esperança, idealizado por dom Luciano.

Em seu pronunciamento, o irmão do homenageado informou que no sábado (27), na Arquidiocese de Mariana, foi aberto o processo de canonização de dom Luciano. Cândido Mendes também recordou o carinho que seu irmão sempre teve pelo povo da região Belém, destacando que dom Luciano sempre foi “um homem de braços abertos para acolher a todos”.
Para o prefeito Kassab o fato de batizar o complexo viário com o nome de dom Luciano foi “uma oportunidade de dar visibilidade à ação extremamente humanitária” que o bispo teve ao longo de seu ministério.

Antes de fazer uma oração e abençoar a obra, dom Odilo destacou que dom Luciano era um homem que construía “pontes”. “Dom Luciano era um guerreiro quanto ao trabalho, quanto à vontade de fazer, mas era um homem de paz”, afirmou o cardeal, que reafirmou que a homenagem era justa pelo muito que dom Luciano fez pela cidade de São Paulo.

Fonte: Site da arquidiocese de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário