CEJ Santa Marina

CEJ Santa Marina

Blog oficial da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

"Evangelização dos jovens nos preocupa", diz dom Odilo

O cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, acolheu o anúncio de que a próxima Jornada Mundial da Juventude será no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, com “grande alegria”. Nesta entrevista, ele confirma que a Arquidiocese de São Paulo será sede de pré-Jornada em 2013. Leia a íntegra:

O SÃO PAULO – Como o senhor acolhe a notícia da realização da Jornada Mundial da Juventude 2013 no Brasil? Qual a importância deste acontecimento para a Igreja daqui?
Dom Odilo Pedro Scherer – Acolho este anúncio com grande alegria. Tenho a certeza de que será um período de graças especiais para a juventude e para a vida e a missão da Igreja no Brasil. Ao mesmo tempo, será uma tarefa imensa, que deveremos enfrentar com coragem, alegria e muita dedicação, para que a Jornada Mundial da Juventude produza os efeitos esperados. Considero que o fato tem grande importância para nós, pois a evangelização da juventude nos preocupa; e esta ocasião de ouro vem ao encontro dessa preocupação. Devemos agradecer muito ao papa Bento 16 pela escolha do Brasil, e do Rio de Janeiro, para sediar a próxima Jornada.

O SÃO PAULO – E para o Brasil, a JMJ 2013 trará benefícios? Quais? Ou é algo que só interessa à Igreja?
Dom Odilo – Certo que haverá benefícios para o Brasil! Para começar, se a Igreja fizer bem sua parte, o Brasil sairá ganhando; a missão da Igreja reverte em benefício para o povo; educar, formar, orientar e passar esperança e motivações construtivas, a partir da fé religiosa, é um bem para um país! Mas há outros benefícios, pois as jornadas propiciam ocasiões para intercâmbios culturais, para a divulgação de nossa cultura e do turismo; o país fica mais conhecido e será mais apreciado por outros povos. De resto, a vinda ao Brasil de centenas de milhares de jovens de outros países não deixará de trazer efeitos econômicos positivos!

O SÃO PAULO – A Cruz da JMJ chega ao Brasil pela nossa Arquidiocese de São Paulo. O que o senhor espera deste evento?
Dom Odilo – A cruz da Jornada e o ícone de Nossa Senhora que a acompanha chegam ao Brasil, por São Paulo, logo mais, no dia 18 de setembro. Já será o primeiro ato de preparação da Jornada de 2013. Nossa cidade e Arquidiocese deverão fazer uma acolhida calorosa, com manifestações que deixem um sinal na opinião pública e que despertem, desde logo, um grande interesse pela Jornada de 2013, no Rio de Janeiro. De São Paulo, a partir de 23 de setembro, a cruz começa a peregrinar por todas as dioceses do Brasil, a começar pelas do Estado de São Paulo. Isso vai ser muito interessante e despertará o interesse e a criatividade na evangelização da juventude durante esses dois anos de preparação.

O SÃO PAULO – A cruz e o ícone percorrerão a Arquidiocese de São Paulo também?
Dom Odilo – Aqui ficarão durante cinco dias, até dia 23 de setembro; durante esses dias, a cruz passará pela Catedral Metropolitana, pela Igreja da Boa Morte, pelo Santuário São Judas, pela Igreja da Imaculada Conceição (Ipiranga) e pela Igreja de Santana.  Em cada um desses lugares haverá uma programação diversificada, para que as pessoas possam aproximar-se da cruz e do ícone de Nossa Senhora, sobretudo os jovens. A programação detalhada será anunciada oportunamente.

O SÃO PAULO – O senhor já sabe dizer se em São Paulo acolheremos a pré-jornada?
Dom Odilo – A pré-jornada costuma ser realizada em todas as dioceses do país que acolhe a Jornada Mundial da Juventude. Não há dúvida que também São Paulo vai ser envolvida na pré-jornada, em 2013. Muitos jovens virão para cá, do mundo inteiro. Vamos nos preparando desde logo!

O SÃO PAULO – Que mensagem o senhor deixa aos jovens brasileiros neste momento de alegria?
Dom Odilo – Deixo uma mensagem de alegria pela realização da Jornada da Espanha e pelo anúncio da Jornada no Brasil, em 2013. A Jornada Mundial da Juventude é um evento importante e envolvente da Igreja, uma ocasião de ouro para a Igreja em nosso país. Não apenas os jovens serão envolvidos, mas toda a comunidade eclesial. Vamos agarrar esta oportunidade para uma ampla e profunda evangelização da Juventude. Isso será um beneficio para os jovens, a sociedade e a Igreja toda! Isso também significa muita dedicação e trabalho. Então, vamos arregaçar as mangas! Deus abençoe os jovens!
(Por Rafael Alberto )

Nenhum comentário:

Postar um comentário