CEJ Santa Marina

CEJ Santa Marina

Blog oficial da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina

sábado, 24 de dezembro de 2011

“E O VERBO SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS” (Jo 1, 14)

            Na calada da noite, quando dormiam os homens, os animais e toda a natureza, o Verbo se fez carne. Onde tudo dormia, eis agora nascendo e tomando a forma humana aquele que vem desconhecido e ignorado por todos. Só um pequeno grupo de pastores percebe, por meio da mensagem dos anjos, que Deus se fez homem. Nada de maravilhoso, nada de extraordinário, nada de magnífico é dado como sinal aos pastores. O sinal de Deus é a simplicidade. O sinal de Deus é que Ele faz-se pequeno por nós. Ele pede o nosso amor: por isto faz-se menino.

           Nada mais quer de nós senão o nosso amor, mediante o qual aprendemos a viver com Ele e a praticar com Ele a humildade que faz parte da essência do amor. Deus fez-se pequeno a fim de que nós pudéssemos compreendê-lo, acolhe-lo, amá-lo.

           O Verbo se fez carne, a Palavra eterna fez-se pequena, tão pequena a ponto de caber numa manjedoura. Fez-se menino, para que a Palavra possa ser compreendida por nós.

           O nascimento do Senhor é o encontro definitivo entre Deus e o homem. Deus não é mais distante, não é um estrangeiro. Em Jesus, passou a ser o “Deus conosco, o Emanuel”. Ele habitou entre nós, armou a sua tenda em nosso meio.

           O Verbo se fez carne! Deus se fez gente nossa, assumiu a nossa humanidade. O mistério divino traduziu-se em linguagem humana, para levar o ser humano à plenitude.

           O fato de ter o Verbo se encarnado contém a missão de aproximar Deus e o Homem; fazê-los companheiros, mesmo Deus permanecendo Deus, pois ele é superior a todas as coisas. O homem, que é inferior por ser criatura, é capaz de participar da natureza do Primogênito de Deus. Assim o homem, une-se a Deus.

           O Verbo, que é nosso Senhor Jesus Cristo, fez-se homem para conjugar a extremidade ao principio, isto é, o homem de Deus.

            O homem, que por si só não pode ver a Deus, agora por meio de Jesus pode ver a Deus e participar de sua glória. Como afirma Santo Irineu: “a glória de Deus é o homem que vive e sua vida consiste na visão de Deus. Se a manifestação de Deus mediante a criação dá a vida a todos os viventes da terra, com maior razão a manifestação do Pai, mediante o Verbo dá a vida àqueles que o contemplam”.

Feliz Natal a todos!

Pe. Emerson - SAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário