CEJ Santa Marina

CEJ Santa Marina

Blog oficial da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Dom Odilo celebra seus 35 anos de vida sacerdotal


Dom Odilo com a Cruz da JMJ (Foto: Fernando Geronazzo)
Durante missa, realizada na noite desta quarta-feira, o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer comemorou 35 anos de ordenação presbiterial: “Agradeço muito a Deus pelo dom do sacerdócio que me concedeu e que já estou vivendo há 35 anos”, manifestou o cardeal.

Concelebraram com o aniversariante os bispos auxiliares, dom Tomé Ferreira da Silva, vigário episcopal da Região Ipiranga, e dom Tarcísio Scaramussa, vigário episcopal da Região Sé, além de alguns padres e a participação de religiosas, seminarista, amigos, colaboradores e fiéis.

Logo no início da homilia, dom Odilo recordou que foi ordenado padre na véspera da solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora e convidou as pessoas a participarem da missa nesta data que, apesar de não ser feriado, é considerada pela Igreja como dia santo. 

O arcebispo não deixou de lembrar que o importante é que a Igreja nunca deixe de ter novas vocações para que o serviço sacerdotal não cesse. “Nossa Igreja Católica tem como essencial o serviço dos sacerdotes, porque eles, nas comunidades, a frente dos fiéis, são aqueles que desempenham a missão de Jesus Cristo pastor, sacerdote, guia da comunidade, Palavra de Deus comunicada ao mundo”.
 
Breve histórico

Nascido em Cerro Largo (RS), filho de Edwino Scherer e Francisca Wilma Steffens Scherer, logo na infância, foi para o Paraná, onde ingressou no seminário da Diocese de Toledo.
Foi na cidade de Quatro Pontes, que recebeu a ordenação presbiteral, pela imposição das mãos de dom Armando Círio, então bispo diocesano de Toledo.

Como padre, dom Odilo exerceu as funções de reitor e professor no Seminário Diocesano São José, em Cascavel (PR) e no Seminário Diocesano Maria Mãe da Igreja, em Toledo. De 1985 a 1988, foi membro da Comissão Nacional do Clero, da Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB), e da Comissão Teológica do Regional Sul 2 , de 1992 a 1993.

Foi também como padre que dom Odilo fez mestrado em filosofia e doutorado em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Quando foi nomeado bispo, em 2001, o então monsenhor Odilo era oficial da Congregação para os Bispos, na Santa Sé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário