CEJ Santa Marina

CEJ Santa Marina

Blog oficial da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Entrevista com o Diácono Benedito

Para ampliar, clique na imagem
No último dia 13 de dezembro o paroquiano Benedito foi ordenado Diácono Permanente pela Arquidiocese de São Paulo. Abaixo, a entrevista que ele deu para o jornal O São Paulo:

1° Quantos anos de casado? Quantos filhos, nome e idade esposa.
Sou casado desde 20 de Janeiro de 1979, portanto, há quase 36 anos.
Minha esposa chama Josefa Rufino da Silva e nasceu em 09 de outubro de 1955 (59 anos). Temos 2 filhos: A Denise, formada em Engenharia, tem 33 anos; o Newton, formado em Jornalismo, tem 30 anos, é casado com Daniela, formada em Ciências Sociais que, no momento, está no quinto mês de gravidez de um menino que se chamará Davi Leonardo, meu primeiro neto.

2° Porque decidiu se tornar Diácono Permanente?  Como sua esposa e sua família encarou esta decisão?
Fui convidado por um amigo: Diácono Antônio Brunca. Falamos com o Padre, naquela época, Padre José Antônio Fadul Filho, que apoiou o convite e me ajudou bastante no início.
Até aquele momento eu não sabia o significado e a importância do Diaconato, só com o passar do tempo pude compreender o compromisso que estava assumindo com a Igreja de São Paulo, e com minha comunidade.

Minha esposa sempre esteve comigo nos trabalhos que desenvolvo em minha comunidade e, tenho a certeza, me dará grande apoio no ministério que devo assumir. Meus filhos também participam dos trabalhos, todos nós estamos engajados no serviço de minha comunidade. Portanto, penso que todos estão muito ansiosos neste momento.

3° Sempre trabalhou em alguma Paróquia? Qual o trabalho pastoral que realiza?
Frequento a paróquia Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina seriamente a mais ou menos 22 anos. Ali participei, junto com a minha esposa e filhos (quando permitido a esses participarem) de vários eventos, como o Encontro de Casais com Cristo, no qual fui dirigente de todas as etapas; fui dirigente do Curso de Noivos; e participo das festas nas quais trabalho na barraca do quentão e vinho quente com minha família há 19 anos.

No momento, estou participando de uma pastoral muito interessante: quinzenalmente eu e minha esposa visitamos asilos, onde fazemos uma pequena celebração e levamos a Santa Eucaristia para os idosos. Em seguida, damos uma pequena pausa para ouvi-los, se necessário.

Participo também da formação de adultos para a primeira Eucaristia e para o Crisma, pretendo continuar ajudando na formação de outras pessoas que me procurarem. 

4° Como concilia a vida familiar e o serviço na Igreja?
Procuro dar muita atenção para minha família, sei que às vezes ficamos devendo aquele carinho, mas procuro dentro do possível estar sempre presente.

5° O que o diaconato Permanente representa para você?
Pretendo exercer este ministério com muita humildade. No diretório do Diaconato Permanente está escrito que o Diácono Permanente é um homem consagrado, que representa, pública e oficialmente, o Cristo servidor na sociedade, na Igreja, no exercício de sua profissão e na família.
Pretendo fazê-lo sempre sendo obediente ao Bispo de minha região e ao meu Pároco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário