CEJ Santa Marina

CEJ Santa Marina

Blog oficial da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Paroquianos fazem excursão para Barra Bonita

No último sábado, 22 de fevereiro, em torno de 50 paroquianos de nossa comunidade fizeram uma excursão para a cidade de Barra Bonita, estância turística localizada a aproximadamente 290 km (uns falam 282, outros 288 e até 310 km) de São Paulo.

Clique na imagem para ampliar
O ônibus saiu da frente da Santa Marina um pouco depois das 5h30 com todos animados para conhecerem os atrativos da cidade que sempre recebeu grande fluxo de bandeirantes, desde o tempo das colonizações, graças as facilidades de navegação pelo rio Tietê.

Clique na foto para ampliar
Por volta de 1883 ou 1886 (a data oficial é bastante discutida), o povoado obteve a denominação de Barra Bonita, nome originário de um córrego que situa-se, até os dias de hoje, no centro da cidade.

Após quatro horas e meia de viagem (com direito a uma parada para o pessoal tomar aquele café da manhã), o ônibus chegou ao seu destino. Os paroquianos, então, tiveram em torno de duas horas para conhecerem o centro da cidade, com opções de se divertirem em um passeio de trenzinho, uma feirinha de artesanatos, uma praça em forma de navio e o Museu Histórico Municipal Luiz Saffi. A decepção ficou por conta da igreja do local que estava fechada, não sendo possível visitá-la.

Ao meio dia em ponto, o ônibus esperava, mais uma vez, nossos paroquianos para levá-los até o local de embarque para o passeio de barco, grande atração do dia. Após uma espera cheia de brincadeiras a respeito de como seria a embarcação que nos levaria para o passeio e do almoço a ser servido, foi hora de embarcar.

Quando o barco aportou no pequeno cais, todos se apressaram para subir e pegar os melhores lugares no andar de cima da embarcação. Além de nosso grupo, havia outro de uma cidade vizinha. O banquete, com direito a arroz, salada de maionese, lagarto fatiado, farofa, macarrão e peixe grelhado foi servido pela atenciosa tripulação.

Clique na foto para ampliar
O primeiro ponto visitado foi a casa onde D. Pedro II ficava quando vinha navegar em rios paulistas. A antiga casa, em modelo colonial, fica no alto de uma colina e foi vista de longe pelos paroquianos. Após a visita ao local de descanso de D. Pedro II, o barco voltou ao ponto de partida e pegou mais um grupo para, então, fazer o principal passeio do dia: a visita à eclusa.
Atente para a diferença de nível da água nos mesmos 
barcos em dois momentos distintos

No caminho entre a casa de D. Pedro II e o porto, já feita a digestão, o pessoal aproveitou a música ambiente do barco e o incentivo do guia/animador para dançar.

Após uma pequena pausa no cais, hora de partir rumo à eclusa. Primeira da América do Sul a ser explorada turisticamente, a eclusa de Barra Bonita possui 142 metros de comprimento, 12 metros de largura e 25 metros de desnível entre o baixo do rio e o alto da barragem. Nos 12 minutos que o barco demorou para subir e, depois, descer o desnível, foi possível verificar algumas curiosidades, como os pequenos peixes que ficam presos à parede da eclusa devido ao encher e esvaziar desta.

Depois de um pouco mais de 3 horas navegando pelo rio Tietê, foi hora de aportar novamente ao cais e voltar para São Paulo. A viagem de 4 horas e meia de volta foi bem mais silenciosa que a ida, com os paroquianos aproveitando para recuperar as horas de sono perdidas por terem que levantar cedo.
Clique na foto para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário