CEJ Santa Marina

CEJ Santa Marina

Blog oficial da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Missa e manifestação no Campus da PUC-SP

Na última sexta-feira (22 de fevereiro) um de nossos paroquianos participou de uma missa, na capela da PUC-SP unidade Monte Alegre, de apoio ao Papa e de desagravo contra manifestação de estudantes contrários à posse da Reitora Ana Cintra. Abaixo o relato da situação presenciada:


Na última sexta-feira, a capela do campus Monte Alegre da PUC SP foi palco de uma grande demonstração de Fé e coragem durante Missa na qual se reuniram sob a liderança de Dom Odilo Pedro Scherer: Bispos auxiliares, padres, inclusive professores de Teologia da PUC e fiéis de todas as regiões em apoio ao nosso Cardeal.

Entre os Bispos estavam Dom Edmar Perón, Bispo auxiliar de nossa região Belém e, Dom Julio Endi Akamine, Bispo auxiliar da região Lapa que tem grandes ligações afetivas com nossa comunidade. 

Entre as autoridades estavam a Professora Ana Cintra, nova reitora daquela instituição e o Jurista Ives Gandra da Silva Martins entre outros.

A Missa foi uma manifestação de apoio ao Papa Bento XVI pela sua decisão de renúncia ao papado e, ao mesmo tempo, um desagravo contra manifestações dos estudantes daquela instituição que, - no final do ano passado, durante greve contra a eleição da nova reitoria - invadiram a mesma e se mantiveram ali durante alguns dias.

A reintegração de posse da reitoria causou intervenção judicial e parte destes manifestantes está sendo processada contra intolerância religiosa e depredação do patrimônio da instituição.   

Na sexta, os grevistas concentraram suas manifestações no Pátio da Cruz, um dos nossos maiores símbolos, onde cometeram várias atrocidades inclusive contra a Cruz, a figura do Papa e nossos símbolos religiosos.

Depois de uma Santa Missa muito bem celebrada pelo nosso Cardeal, saímos em procissão pelos corredores estreitos que estavam repletos de manifestantes.

Chegamos ao Pátio da Cruz, onde havia uma quantidade enorme de manifestantes ocupando o local e onde foi celebrada a benção da Cruz.

Durante maior parte da celebração, os jovens desrespeitaram nossa manifestação, alem de carregarem cartazes, respondiam à Liturgia com ofensas e palavrões, e quando dom Odilo deu a benção final, começaram gritos de protestos contra a nova reitoria e a favor de um país laico, mas a visão que ficou sobre o episódio é de que nenhum deles sabia o que estavam reivindicando.

Os apoiadores de dom Odilo cantavam tão alto e com tanto fervor que cobriam os gritos daqueles jovens.

Foi uma manifestação pacífica, não houve violência alguma diante da oposição daqueles jovens desorientados.

Não havia policiais nem imprensa, somente pessoas fazendo aquela demonstração de fé, sem violência, com muitas orações.

Quando terminou a benção da Cruz, saímos cantando e alguns gritando: Ah, Uhul, a PUC é Católica.

Sinto-me muito orgulhoso de ter participado deste evento, onde foi demonstrado uma coragem e confiança muito grande por parte do nosso Cardeal, o que nos faz ficar cada vez mais confiantes e orgulhosos do trabalho que ele desempenha em nossa cidade e da mensagem de paz que ele nos transmite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário