CEJ Santa Marina

CEJ Santa Marina

Blog oficial da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dom Eugenio: um pastor que amou profundamente a Cristo e sua Igreja


Na tarde desta quarta-feira, 11 de julho, foi enterrado em uma cripta no chão da Catedral Metropolitana, no Centro do Rio, o corpo do arcebispo emérito do Rio de Janeiro, cardeal Eugenio de Araújo Sales, morto na segunda-feira, 9, vítima de infarto enquanto dormia em sua casa no bairro do Sumaré.

Aos 91 anos, dom Eugenio era o mais antigo cardeal da Igreja Católica. Teve uma presença importante na questão dos refugiados, e foi uma referência para o Vaticano em relação à Igreja no Brasil. 

Em nota (clique aqui para ver na íntegra) dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, ressaltou a figura de bom pastor de dom Eugenio "um Pastor que amou profundamente a Cristo e sua Igreja e, por ela, se dedicou inteiramente. Como cardeal teve grande solicitude pela Igreja no mundo inteiro, sempre unido ao Papa, sucessor de Pedro, zelando pela unidade da Igreja e pela fidelidade no cumprimento de sua missão".

Além da carta de dom Odilo, dom Orani Tempesta (arcebispo do Rio de Janeiro), também recebeu uma carta de pesar do papa Bento XVI (clique aqui para ver na íntegra), em que o Santo Padre agradece a Deus pela missão de dom Eugenio: “Dou graças ao Senhor por ter dado à Igreja tão generoso pastor que, nos seus setenta anos de sacerdócio e cinqüenta e oito de episcopado, procurou apontar a todos a senda da verdade na caridade e do serviço à comunidade”.

De acordo com a Arquidiocese do Rio, o enterro foi realizado apenas hoje, pois o irmão de dom Eugenio e arcebispo emérito de Natal (RN), dom Heitor de Araújo Sales, e o bispo auxiliar de dom Eugenio, bispo dom Kall Joseph Roner, vieram do interior da Suíça. Na Catedral, já está enterrado o antecessor de dom Eugenio Sales, o cardeal dom Jaime Câmara, morto em 1971. Também está enterrado no local o monsenhor Ivo Antonio Calliari, idealizador da Catedral do Rio.



Veja a biografia e entrevista com dom Eugenio de Araújo Sales:


Nenhum comentário:

Postar um comentário