CEJ Santa Marina

CEJ Santa Marina

Blog oficial da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina

terça-feira, 13 de março de 2012

Símbolos do Batismo


Gilberto Antunes, coordenador da Pastoral do Batismo em nossa comunidade nos escreve sobre os símbolos do Batismo na vida dos cristãos. Se você tem alguma mensagem ou quer escrever algum texto sobre sua pastoral, mande para nós que publicaremos aqui no blog!



SÍMBOLOS DO BATISMO

A Cruz
A cruz é a identificação do batizado. A graça do batismo é a marca da pertença a Deus para sempre. Não se apaga e não é preciso repeti-la. É a marca de Jesus Cristo, que, com sua morte e ressurreição, trouxe-nos a adoção como filhos de Deus, a libertação do pecado e a vida eterna.

O óleo
Cada tipo de óleo tem sua utilidade e origem. O óleo penetra, protege, aquece, agiliza e produz energia, facilita os movimentos, previne acidentes, serve de alimento...É comum, mas, ao mesmo tempo, importante em nossa vida.
No ritual do batismo usa-se o azeite de oliveira, que é consagrado na Semana Santa para ser usado nos diversos sacramentos. A pessoa é ungida, no peito e na fronte, o que significa a proteção de Deus e a fortaleza para vencer o mal e o pecado. Assim como o óleo penetra no corpo, pelo batismo Deus impregna, com sua presença e sua graça, a vida da pessoa e a consagra para a missão de testemunhas a fé.

A água
A água é comum, mas indispensável para nossa vida cotidiana.
No batismo, a água simboliza a nova vida espiritual que é gerada pela graça de Deus: a morte para o pecado e a vida nova em Cristo.

A luz
Representada pelo Círio Pascal. A luz é comum, mas indispensável para a vida cotidiana. No batismo, os pais e padrinhos seguram nas mãos uma vela que foi acesa no Círio Pascal, simbolizando a herança da fé em Cristo ressuscitado, que deve ser cultivado na vida da criança.

A vela
A vela lembra que a vida cristã é um caminho iluminado pela luz da fé e da palavra de Deus. O que Cristo espera de nós é que vivamos em sua graça e testemunhemos seus ensinamentos, propondo ao mundo um "jeito cristão" de ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário