CEJ Santa Marina

CEJ Santa Marina

Blog oficial da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Papa divulga mensagem para Quaresma

Nesta terça-feira, 7 de fevereiro, foi divulgada a mensagem de Bento XVI para a Quaresma de 2012 que tem início na quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro. O tema da mensagem foi extraído da Carta aos Hebreus, “Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras” (Hb 10, 24).

Este período, afirma o papa, é propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé: "Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal".

A mensagem é dividida em três pontos. O primeiro é a responsabilidade pelos irmãos. "A responsabilidade pelo próximo significa querer e favorecer o bem do outro, desejando que também ele se abra à lógica do bem; interessar-se pelo irmão quer dizer abrir os olhos às suas necessidades."

O segundo ponto é o dom da reciprocidade. "Os discípulos do Senhor vivem numa comunhão que os liga uns aos outros como membros de um só corpo. Isto significa que o outro me pertence: a sua vida, a sua salvação têm a ver com a minha vida e a minha salvação", escreve o pontífice.

O terceiro e último ponto é o caminhar juntos na santidade. A atenção recíproca tem como finalidade estimular-se, mutuamente, a um amor efetivo sempre maior. "Os mestres espirituais lembram que, na vida de fé, quem não avança, recua", assinala o papa, citando o Beato João Paulo II.

Leia a mensagem na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário