Gilberto Antunes, coordenador da Pastoral do Batismo em nossa Comunidade nos escreve sobre o significado e a importância do Batismo na vida dos cristãos:
O batismo é necessário para todas as pessoas, porque só pelo batismo recebemos vida nova em Cristo. É por isso que Cristo insiste tanto neste renascer na água e no Espírito Santo. Quem não for batizado, não entrará na vida eterna. Quem quiser participar da vida da graça, deve ser primeiro batizado, pois sem o batismo os outros sacramentos da Igreja não podem ser recebidos validamente.
O batismo que nos salva, não consiste em uma remoção das impurezas do corpo, mas é um compromisso solene de uma consciência boa para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo. Mas quando a bondade de Deus apareceu, ele salvou-nos na sua misericórdia pelo banho regenerador no Espírito Santo. Tt 3,5-5: Rm 6,3-33: Mt 3,11, 1 Cor 6,11.
Já no antigo testamento, encontramos muitas figuras e símbolos a respeito do valor e sentido do batismo. Um exemplo foi o dilúvio: Só se salvou quem estava na arca. Só se salva quem se batiza. Outro exemplo foi a passagem pelo mar Vermelho. Os israelitas deixaram a terra da escravidão para entrar na terra da promissão. Quem se batiza é libertado do pecado, para viver a liberdade dos filhos de Deus.
Pelo batismo o homem é regenerado para participar da vida divina; é incorporado em Cristo, inserido no seu mistério: é morto, sepultado e ressuscitado com Ele. Recebe o Espírito de adoção filial que o faz chamar Abba, Pai, transformando-o assim num verdadeiro adorador que o Pai procura.
Mas o batismo é apenas o início ou ponto de partida da vida cristã. O cristão consegue somente a plenitude na vida em Cristo quando pratica a fé e se engaja na comunidade cristã, participando da vida e missão da Igreja. No sacramento do batismo o homem morre para o pecado e renasce da água e do Espírito Santo para uma vida nova em Jesus Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário