CEJ Santa Marina

CEJ Santa Marina

Blog oficial da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus e Santa Marina

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Papa pede para rezar pelos cristãos perseguidos na Ásia e pelas mulheres


CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 – O Papa Bento XVI convocou os fiéis do mundo inteiro a rezarem para o reconhecimento do papel da mulher na sociedade e para os cristãos perseguidos na Ásia.

Esta é a proposta que o Santo Padre dirige nas intenções contidas na carta pontifícia que ele confiou ao Apostolado da Oração, iniciativa seguida em todo o mundo por cerca de 50 milhões de pessoas.

O Pontífice confia duas intenções para cada mês, uma geral e uma missionária.

A intenção geral para o mês de março diz assim: "para que seja devidamente reconhecida em todo o mundo a contribuição das Mulheres no desenvolvimento da sociedade."

E a intenção missionária é: "Para que o Espírito Santo conceda perseverança para todos aqueles que, especialmente na Ásia, são discriminados, perseguidos e condenados à morte por causa do nome de Cristo".

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Mensagem de Dom Odilo sobre a quaresma


O arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer escreveu uma mensagem sobre a quaresma. A seguir a carta na íntegra:

Jejum, esmola e oração – Os exercícios da Quaresma

Na Quaresma, os cristãos se preparam para celebrar a Páscoa, que está no centro de todas as celebrações da Igreja e da fé cristã; com a Páscoa, comemoramos o Mistério Pascal da paixão, morte e ressurreição gloriosa de Jesus Cristo e nossa participação nesse Mistério de Cristo e da Igreja.

Durante a Quaresma somos convidados a rever nossa vida cristã, a fazer uma avaliação sobre como andamos no seguimento de Cristo e no progresso da virtudes cristãs; no final da Quaresma, na noite da Páscoa, faremos a renovação das promessas do nosso Batismo, que sã os compromissos de nossa vida cristã. Devemos, pois, preparar-nos para renovar nossa adesão a Cristo, como seus discípulos missionários e amigos.

A Igreja nos indica os seguintes três exercícios quaresmais: a) o jejum - e neste conceito estão incluídas todas as formas de penitência, as escolhas e as necessárias renúncias e sacrifícios para correspondermos aos caminhos de Deus. Não existe vida cristã autêntica, sem seguir os Mandamentos de Deus e sem obedecer ao Evangelho de Cristo; e isso requer uma disciplina na vida e também sacrifícios e “cruzes”. O exercício do jejum deve ser um auxílio para a nossa conversão a Deus.

b) A esmola: com este conceito, entendemos toda forma de caridade e de solidariedade fraterna. Somos reconhecidos como cristãos através do amor a Deus e ao próximo; mas a tentação do egoísmo e do fechamento diante das necessidades do próximo é grande! A Quaresma nos estimula na prática das obras de misericórdia; sobre elas deveremos, um dia, responder diante de Deus: “eu tive fome... tive sede... estava sem roupa, sem casa, na prisão, doente...” (cf Mt 25). A Campanha da Fraternidade, cada ano, nos propõe um aspecto da vivência da caridade e da solidariedade fraterna. Neste ano, é a questão da saúde pública.

c) A oração é o 3º exercício quaresmal e este conceito envolve nossa comunhão e 
familiaridade com Deus, nas quis devemos crescer e nos aprofundar ao longo da vida. Não existe vida cristã, sem comunhão com Deus e esta se traduz na escuta atenta e assídua da Palavra de Deus, na oração pessoal e comunitária e na vivência da “amizade com Deus”. O cristão não é um estranho a Deus, mas um filho de Deus; bom filho não esquece do pai nem fica longe, sem ligar para ele...

Este é um tempo abençoado, um “tempo favorável”. Comecemos logo os exercícios da Quaresma e nos exercitemos neles cada dia, respondendo ao convite de Jesus, ouvido na Quarta Feira de Cinzas: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Rezemos mais intensamente; acolhamos a Palavra de Deus com atenção; façamos obras de penitência, cujo fruto será a conversão mais profunda a Deus e a alegria pascal.

São Paulo, 26.02.2012
Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo
@DomOdiloScherer

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Avisos paroquiais – de 27 de fevereiro a 3 de março


1 – No tempo da Quaresma haverá a Via Sacra de quarta-feira, às 15h, e de sexta-feira, após a missa das 19h30. Na próxima sexta-feira, 2 de março, a Via Sacra será realizada pela Legião de Maria, Clube de Mães e Zeladoras da Mãe Rainha;

2 – Está a venda, na secretaria, o livro da Campanha da Fraternidade “Que a saúde se difunda sobre a terra”, à R$ 1,00 cada;

3 – Dias 2 e 3 de março, primeira sexta e sábado do mês, teremos missas às 7h30;;

4 – Se você tem algum recado de sua pastoral ou achou um texto/ notícia interessante e quer compartilhar conosco, enviei um e-mail para cejsantamarina@gmail.com que podemos publicar aqui no blog;

Leituras da Semana – de 27 de fevereiro a 3 de março


2ªf: Lv 19,1-2.11-18; Sl 18; Mt 25,31-46;

3ªf:Is 55,10-11; Sl 33; Mt 6,7-15;

4ªf:Jn 3,1-10 – Sl 50; Lc 11,29-32;

5ªf: Est 4,17 n.p-r.aa-bb.gg-hh; Sl 137; Mt 7,7-12;

6ªf: Ez 18,21-28; Sl 129; Mt 5,20-26;

Sáb: Dt 26,16-19; Sl 118; Mt 5,43-48;

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Objetivos da Campanha da Fraternidade 2012


Qual o objetivo geral da CF 2012?
Refletir sobre a relação da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde.

Quais os objetivos específicos da CF 2012?
1 – Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável; 
2 – Sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade; 
3 – Alertar para a importância da organização da pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe; 
4 – Difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e deus desafios, como sua estreita relação com os aspectos sócio-culturais de nossa sociedade; 
5 – Despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e a reivindicação do seu justo funcionamento; 
6 – Qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Oração da CF 2012


Senhor Deus de amor, Pai de bondade, nós vos louvamos e agradecemos pelo dom da vida, pelo amor com que cuidais de toda a criação. Vosso Filho Jesus Cristo, em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores, sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude. Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito. Guiai a vossa Igreja para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo, e que a saúde se difunda sobre a terra. Amém.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Avisos paroquiais – de 20 a 26 de fevereiro


1 – Nos dias 20 e 21 não haverá expediente paroquial por causa do feriado de carnaval;

2 – Segunda-feira, 20 de fevereiro, haverá missa somente às 15h;

3 – Dia 22 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, haverá missas às 7h30, 12h e 19h30;

4 – Nos dias 25 e 26 de fevereiro haverá o retorno da catequese com reunião de pais;

5 – No tempo da Quaresma haverá a Via Sacra de quarta-feira, às 15h, e de sexta-feira, após a missa das 19h30.

6 – Está a venda, na secretaria, o livro da Campanha da Fraternidade “Que a saúde se difunda sobre a terra”, à R$ 1,00 cada.

7 – Se você tem algum recado de sua pastoral ou achou um texto/ notícia interessante e quer compartilhar conosco, enviei um e-mail para cejsantamarina@gmail.com que podemos publicar aqui no blog.

Leituras da Semana – de 20 a 25 de fevereiro


2ªf: Tg 3,13-18; Sl 18; Mc 9,14-29;

3ªf:Tg 4,1-10; Sl 54; Mc 9,30-37;

4ªf:Jl 2,12-18; Sl 50; 2Cor 5,20-6,2; Mt 6,1-6.16-18;

5ªf: Dt 30,15-20; Sl 1; Lc 9,22-25;

6ªf: Is 58,1-9a; Sl 50; Mt 9,14-15;

Sáb: Is 58,9b-14; Sl 85; Lc 5,27-32;

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Campanha da Fraternidade: veja sua história e o tema deste ano


Está chegando a Quaresma, tempo em que a liturgia da Igreja convida os fiéis a se prepararem para a Páscoa, mediante a conversão, com práticas de oração, jejum e esmola. E é justamente na Quarta-Feira de Cinzas, que acontece um dos principais eventos da Igreja Católica no Brasil, o lançamento da Campanha da Fraternidade (CF). A CF está na sua 49ª edição, é realizada todos os anos e seu principal objetivo é despertar a solidariedade das pessoas em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos e apontando soluções. 

Neste ano de 2012 a Campanha da Fraternidade destaca a saúde pública e suas variantes. Com o tema “Fraternidade e Saúde Pública”, e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8); a CF de 2012 tentará refletir o cenário da saúde no Brasil, conscientizando o Governo da precariedade de condições dos hospitais e mobilizando a sociedade civil para reivindicar melhorias.

Mas você sabe quando a Campanha da Fraternidade começou? Quem foram os seus criadores? 

A primeira Campanha da Fraternidade foi idealizada no dia 26 de dezembro de 1963, sob influencia do espírito do Concílio Vaticano II. Antes disso, o primeiro movimento regional, que foi uma espécie de embrião para a criação do atual modelo da “Campanha da Fraternidade”, foi realizado em Natal (RN), no dia 8 de abril de 1962, por iniciativa do então Administrador Apostólico da Natal, dom Eugênio de Araújo Sales, de seu irmão, à época padre, Heitor de Araújo Sales e de Otto Santana, também padre. 

Esta campanha foi inspirada nas campanhas promovidas pela instituição alemã Misereor, que dom Eugênio conhecera quando foi concluir seu trabalho de doutorado naquele país. “Ali pude acompanhar a Campanha Quaresmal para recolher o fruto dos sacrifícios em benefício dos povos que sofriam fome, como eles mesmos tinham sofrido 15 anos antes, logo depois da Segunda Guerra Mundial. O material para informação (homilias, boletins paroquiais, etc.) continha reflexões muito profundas. Trouxe para o Brasil todo o material para que pudéssemos adaptar aqui.”

Dom Eugenio Sales numa reunião do clero lançou a ideia. Foi feita uma lista e nomes, no fim venceu o nome "Campanha da Fraternidade". Ficamos satisfeitos com o nome, mas nunca imaginávamos que aquela pequena semente se transformasse no que é hoje”, disse o arcebispo emérito de Natal, dom Heitor de Araújo Sales.

A experiência foi adotada, logo em 1963, por 19 dioceses do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte). Naquela época, envolvidos pelo Concílio Vaticano II, os demais bispos brasileiros fizeram o lançamento do Projeto da Campanha da Fraternidade para todo o Brasil. Dessa forma, na Quaresma de 1964 foi realizada a primeira Campanha em âmbito nacional. Desde então, até os dias atuais, a CF é realizada em todos os recantos do Brasil.

Em 1965, tanto a Cáritas quanto Campanha da Fraternidade foram vinculadas diretamente ao Secretariado Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A partir de então, a Conferência dos Bispos Brasileiros passou a assumir a Campanha da Fraternidade. 

A partir de uma análise dos temas abordados a cada ano, a história da Campanha da Fraternidade pode ser dividida em três fases distintas: de 1964 a 1972, os temas refletem um olhar voltado para a renovação interna da Igreja, provavelmente sob o influxo das reformas propostas pelo Concílio Vaticano II; de 1973 a 1984, aparece na Campanha a preocupação da Igreja com a realidade social do povo brasileiro, refletindo influências do Vaticano II e das Conferências Episcopais de Medelín e Puebla, sem deixar de lado a questão política nacional, que vivia uma de suas mais terríveis fases: a ditadura militar. A terceira fase, a partir de 1985, reflete situações existenciais dos brasileiros.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Conheça o novo Núncio Apostólico para o Brasil


Dom Giovanni D'Aniello
O papa Bento XVI escolheu, na última sexta-feira, 10 de fevereiro, o novo Núncio Apostólico para o Brasil, sucedendo a dom Lorenzo Baldisseri. Trata-se do núncio que atuou na Tailândia e Camboja e Delegado Apostólico em Myanmar e Laos, dom Giovanni D’Aniello.

Dom Giovanni tem 57 anos, nasceu em Aversa (Itália), foi ordenado sacerdote em dezembro de 1978. É doutor em Direito Canônico. Ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983, tendo desempenhado a sua atividade junto às Representações Pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano. Foi nomeado Núncio Apostólico na República Democrática do Congo, em 2001, e em 2010, foi transferido para a Tailândia e Camboja.

Dom Lorenzo Baldisseri, que foi nomeado secretário para a Congregação para os Bispos, no Vaticano, escreveu uma nota em que agradece ao povo brasileiro, e em especial, aos bispos do Brasil por sua acolhida. “Ao concluir minha missão de Núncio Apostólico no Brasil, confio a estas linhas as expressões dos meus sentimentos de gratidão a todo o episcopado, ao clero e aos fiéis que me acompanharam durante estes nove anos aqui transcorridos, e por me terem facilitado o cumprimento do meu mandato”, disse dom Lorenzo.

O núncio apostólico é um representante diplomático da Santa Sé que ocupa um cargo similar ao de embaixador perante Estados e algumas organizações internacionais.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Avisos paroquiais – de 13 a 26 de fevereiro

1 – Segunda-feira, 13 de fevereiro, haverá reunião da CPP, às 20h;

2 – Estão abertas as inscrições para o Crisma de adultos de 2012. Inscrições na secretaria;

3 – Quem ainda tiver guardado em casa os ramos do ano passado, pode trazer na paróquia até o domingo de carnaval para fazermos cinzas;

4 – Nos dias 20 e 21 não haverá expediente paroquial por causa do feriado de carnaval;

5 – Segunda-feira, 20 de fevereiro, haverá missa somente às 15h;

6 – Dia 22 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, haverá missas às 7h30, 12h e 19h30;

7 – Nos dias 25 e 26 de fevereiro haverá o retorno da catequese com reunião de pais;

8 – Se você tem algum recado de sua pastoral ou achou um texto/ notícia interessante e quer compartilhar conosco, enviei um e-mail para cejsantamarina@gmail.com que podemos publicar aqui no blog.

Leituras da Semana – de 13 a 18 de fevereiro

 2ªf: Tg 1,1-11; Sl 118, Mc 8,11-13;

3ªf: Tg 1,12-18; Sl 93; Mc 8,14-21;

4ªf: Tg 1,19-27; Sl 14; Mc 8,22-26;

5ªf: Tg 2,1-9; Sl 33; Mc 8,27-33;

6ªf: Tg 2,14-24.26; Sl 111; Mc 8,34-9,1;

Sáb: Tg 3,1-10; Sl 11; Mc 9,2-13;

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Papa divulga mensagem para Quaresma

Nesta terça-feira, 7 de fevereiro, foi divulgada a mensagem de Bento XVI para a Quaresma de 2012 que tem início na quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro. O tema da mensagem foi extraído da Carta aos Hebreus, “Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras” (Hb 10, 24).

Este período, afirma o papa, é propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé: "Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal".

A mensagem é dividida em três pontos. O primeiro é a responsabilidade pelos irmãos. "A responsabilidade pelo próximo significa querer e favorecer o bem do outro, desejando que também ele se abra à lógica do bem; interessar-se pelo irmão quer dizer abrir os olhos às suas necessidades."

O segundo ponto é o dom da reciprocidade. "Os discípulos do Senhor vivem numa comunhão que os liga uns aos outros como membros de um só corpo. Isto significa que o outro me pertence: a sua vida, a sua salvação têm a ver com a minha vida e a minha salvação", escreve o pontífice.

O terceiro e último ponto é o caminhar juntos na santidade. A atenção recíproca tem como finalidade estimular-se, mutuamente, a um amor efetivo sempre maior. "Os mestres espirituais lembram que, na vida de fé, quem não avança, recua", assinala o papa, citando o Beato João Paulo II.

Leia a mensagem na íntegra.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Logomarca da JMJ Rio2013 é lançada

Logomarca JMJ Rio2013

Criada pelo jovem Gustavo Huguenin, 25 anos, a logomarca da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, foi anunciada na noite de ontem no edifício João Paulo II, na Glória, Rio de Janeiro.

Natural do município de Cantagalo, região serrana do estado do Rio de Janeiro, o jovem frequenta a paróquia Santíssimo Sacramento, da diocese de Nova Friburgo. Formado em Design Gráfico pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), ele trabalha como designer gráfico e webdesigner em um escritório próprio.

"Para mim é alegria imensa saber que o meu trabalho vai ser usado no maior evento católico do mundo, ainda mais com Santo Padre, e que essa imagem estará associada ao encontro pessoal que os jovens do mundo inteiro terão com Jesus Cristo na JMJ Rio2013", destacou o designer.

Os elementos do símbolo formam a imagem de um coração. Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, como o abraço acolhedor de Deus aos povos e jovens que estarão no Brasil. Representa nossa acolhida, como povo de coração generoso e hospitaleiro.

A parte superior (em verde) foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional.



terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Cristo Redentor se ilumina em homenagem a JMJ

Foto: Reuters / Ricardo Moraes

Na noite desta segunda-feira, o Cristo Redentor foi iluminado por uma festa de cores para representar os 150 países que vão participar da 28ª Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho de 2013. O tema desta jornada, sugerido pelo sumo pontífice, Bento XVI é "Fazer discípulos em todas as nações".


Foto: Reuters / Ricardo Moraes


Foto: Reuters / Ricardo Moraes



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Avisos paroquiais – de 6 a 11 de fevereiro


1 – Próximo sábado, 11 de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes e Dia Mundial do Enfermo, teremos benção e unção dos enfermos na missa das 15h;

2 – Próximo sábado, 11 de fevereiro, às 9h30, reunião de liturgia;;

3 – Inscrições para batismo, primeira comunhão e crisma de adultos, na secretaria;

4 – Aqueles que tiverem os ramos bentos guardados, podem traze-los para prepararmos as cinzas ;

5 – Se você tem algum recado de sua pastoral ou achou um texto/ notícia interessante e quer compartilhar conosco, enviei um e-mail para cejsantamarina@gmail.com que podemos publicar aqui no blog.

Leituras da Semana – de 6 a 11 de fevereiro


2ªf: 1Rs 8,1-7.9-13; Sl 131; Mc 6,53-56;

3ªf:1Rs 8,22-23.27-30; Sl 83; Mc 7,1-13;

4ªf:1Rs 10,1-10; Sl 36; Mc 7,14-23;

5ªf:1Rs 11,4-13; Sl 105; Mc 7,24-30;

6ªf: 1Rs 11,29-32;12,19; Sl 80; Mc 7,31-37;

Sáb: 1Rs 12,26-32; 13,33-34; Sl 105; Mc 8,1-10